Guia básico de Colorimetria para iniciantes

por Unknown - 15:25

Oi pessoal, hoje vim falar um pouco de colorimetria pra voces, estou indo afundo nisso ultimamente e acho interessante compartilhar com voces! 


Espero que tirem suas duvidas sobre coloração e veja que nao é tão dificil ter o cabelo da cor desejada


Entendendo a numeração


A numeração da cor de base ou altura de tom é feita através dos tons naturais dos cabelos que vai do 1.0 (Preto azulado) até 12.0 (Louro Ultra Claríssimo Natural). A cor de base sempre aparece primeiro na numeração para, em seguida, mostrar a numeração da(s) nuance(s) que esta base terá. Veja abaixo o quadro das cores de base e nuances mais comuns.

Colorimetria capilar

Se uma coloração possui .0 na numeração, significa que é "natural", ou seja, é a cor de base "pura" e sem nuance. Entretanto, se há um zero na frente de uma nuance, que dizer que esta nuance está intensificada — ou seja, uma coloração 7.40 é louro médio acobreado intenso, que funciona igualmente para uma 7.44 (seria acobreado + acobreado = acobreado intenso).
Quase todas as marcas de colorações seguem o padrão da numeração acima, mas é necessário ter cuidado porque há marcas que possuem uma numeração diferente da padrão, como acontece na marca Igora. O dourado dela é .5, assim como o acobreado é .7

Água oxigenada


ulgarmente chamando de "ox", a água oxigenada será o agente que irá revelar a cor da coloração. Ela possui vários volumes (10, 20, 30 e 40) e quanto maior o volume, maior será a perda de pigmento natural do fio (e maior será o ressecamento porque perde muita água). Para pintar os cabelos é necessário usar água oxigenadaestabilizada (vai dizer no rótulo!) e na maioria delas estará escrito como "loção reveladora", que possui agentes na mistura que fazem com que o cabelo seja menos agredido com a química. As loções reveladoras da marca Igora são umas das melhores pois vêm azeite na fórmula e isso ajuda a repor a nutrição dos fios. 

Usar ox na coloração significa descolorir?

Não. Quase todas estas colorações permanentes recebem água oxigenada. Isso não significa descoloração, mas sim revelação da cor, que é diferente. Sem a água oxigenada na mistura da coloração seria como passar a tinta no cabelo e na primeira lavagem sair tudo. O processo de descoloração envolve pó descolorante + água oxigenada, e isso normalmente acontece com cabelos muito escuros e espessos quando só a tinta + ox não são suficientes para abrir a cor desejada.

O que cada volumagem quer dizer?

Não adianta você falar que quer pintar o cabelo sem água oxigenada que isso não existe (se existe me fala, pelamor, porque até hoje não achei este milagre rs). O único método ZERO química é usando henna 100% pura que, para cabelos escuros, ainda é necessário passar por um clareamento para a henna pigmentar devidamente. Então, para você chegar no tom desejado ou apenas tonalizar o fios.

To com cabelo pintado mas quero ele mais claro. Como faz?


Eu jamais indico ox 40vol porque ela resseca demais o cabelo e com paciência consegue atingir resultados somente com ox 30vol. Apesar de dizerem que tinta não clareia tinta, normalmente a cada coloração o cabelo vai ficando um catiquinho mais claro até um certo ponto devido ao clareamento consequente da emulsão reveladora — isso se usar sempre a mesma ox e mesma tinta (ou variando de marca só que com cor equivalente). Então pode ir clareando com tinta, sim! Mas lembre-se: só clareia até 1 tom e meio mais ou menos. Para clarear mais ainda, só usando produto removedor de coloração para tirar todo o pigmento da tinta para você pintar novamente uma que possui uma base mais clara.

Tonalizante


Tonalizante é uma das melhores invenções de cosméticos para cabelos na minha humilde opinião. Tonalizante é um banho de brilho que reaviva a cor do seu cabelo e/ou muda um pouquinho a nuance original do seu tom de base. É super indicado para ser usado entre uma coloração e outra, não agride os fios, não leva amônia na fórmula e não é permanente (sai em cerca de 5 a 7 lavadas). O uso do tonalizante é como se fosse tinta mesmo, só que "enluva" com as mãos mecha por mecha porque também é um tratamento de hidratação, então o cabelo fica bem macio. 

Tonalizante vs. Mix


Tonalizante estilo banho de brilho já vem com a misturinha pronta e você decide se quer diluí-la em creme branco ou então usar pura para ficar mais pigmentado. Os tonalizantes mais famosos são da Keraton e CKamura, e os tons mais queridinhos são o Conhaque e o Cobre.
O mix normalmente é usado nas colorações para intensificar a cor ou mudar um pouco a nuance da coloração e levam amônia na fórmula. Por exemplo, um mix 0.3 misturado com uma tinta 7.4 fará com que, além do cobre 0.4 que veio na tinta, fará também com que tenha nuances douradas devido ao mix 0.3.
Por ser pigmento puro e não possuir cor de base os mix podem ser usados como tonalizantes. É recomendado utilizar com ox de 10vol a 20vol porque a ox de volumagem baixa ajuda a penetrar o pigmento no fio de forma superficial sem mexer na cor de base — porque se não usar ox, a cor bonita sai em 2 lavadas  … acredite em mim, experiência própria! Com ox na misturinha faz ter o mesmo tempo de duração do que os tonalizantes banhos de brilho.
  • Bom, agora que você sabe um pouco sobre calorimetria, que tal arriscar uma mudança ai nesse seu cabelo?

  • Compartilhe:

Você pode gostar também:

2 comentários

  1. Arrasou na dica! Adoreiii

    www.karenbartolomeu.com

    ResponderExcluir
  2. Saiba mais sobre colorimetria aqui http://melhoresdicas.16mb.com/colorimetria-avancada-by-alejandro-valente/ e aqui http://bit.ly/1WQrJ5h Parabéns pelo profissionalismo e vlw gente

    ResponderExcluir