Os Benefícios do Óleo de Coco

por Unknown - 11:14

Benefícios comprovados do óleo de coco

Apesar de polêmico e controverso, o óleo de coco possui sim alguns benefícios comprovados cientificamente, tanto para saúde, quanto para estética. Confira:

Para os cabelos

Ajuda na queda de cabelo

O óleo de coco tem sido usado desde a antiguidade na Índia para tratar dos cabelos. Muitos remédios orgânicos eram preparados com uma mistura de ervas medicinais e óleo de coco para prevenir a queda capilar.
Aplicar uma mistura de suco de limão com óleo de coco nos cabelos pode proporcionar um alívio para a queda de fios, assim como uma mistura de óleo de coco e groselha.

Penetra no eixo do cabelo

Para quem precisa de umidade no cabelo, o óleo de coco é um aliado e tanto. Isso porque a maioria dos óleos não penetram no eixo do cabelo e agem somente na superfície. Com o óleo de coco é o contrário: ele penetra profundamente os fios, promovendo altos níveis de hidratação.

Proporciona brilho aos fios

Exatamente por penetrar e selar os fios, o óleo de coco proporciona brilho e vitalidade aos cabelos ao fazer com que as escamas fiquem fechadas e alinhadas.

Esse aspecto torna o óleo de coco uma ótima opção para quem quer investir no crescimento dos fios.

Fornece nutrientes

Os antioxidantes naturais e nutrientes encontrados no óleo de coco entregam recursos para melhorar a atividade do cabelo e seu brilho. Ele tem altos teores de vitamina E, K, ferro e pode ajudar a tratar a caspa ao impulsionar o crescimento capilar.
Vale lembrar que o uso em excesso do produto nos cabelos pode causar o efeito contrário, aumentando ainda mais os sintomas da caspa. Pense bem antes de fazer qualquer tipo de tratamento.

Potencializa a coloração

Usar o óleo de coco em mistura com a tintura aplicada nos cabelos pode ser uma forma de fazer com que o tom “pegue” melhor nos fios.
Como ele penetra profundamente com mais facilidade nos cabelos do que os produtos industrializados, quando misturado à uma tintura, ela irá aderir melhor aos fios e demorará mais tempo para desbotar.

Para a pele

Promove hidratação

O óleo de coco pode substituir o seu hidratante, ou então ser usado em conjunto com ele. Isso porque, assim como nos cabelos, o produto possui forte penetração na pele, chegando, inclusive, às camadas mais profundas da cútis, o que facilita sua absorção.
Além disso, ainda é rico em vitaminas, sais minerais e tem ação anti-inflamatória!

Previne e melhora marcas na pele

Graças às suas propriedades clareadoras e antioxidantes, o produto pode ser utilizado para amenizar cicatrizes, manchas na pele e estrias.
Quando se massageia o óleo de coco nas regiões afetadas, ele combate os radicais livres e nutre a pele danificada, uniformizando o tom da cútis por meio do processo de renovação celular e potencializando sua elasticidade.

Ele pode servir como esfoliante

Além dos seus ácido graxos, que atuam como renovadores celulares, a ação do óleo de coco pode ser potencializada quando misturado com açúcar, fubá ou mesmo aveia!

Combate a acne

Parece loucura aplicar um óleo gorduroso na face para se livrar das espinhas, não é? Entretanto, apesar de contra-intuitivo, o fato é que o óleo de coco possui grandes quantidades de ácido láurico, que pode ajudar na inflamação e vermelhidão causada pela acne.

Pode atuar como demaquilante

O óleo de coco dissolve com maestria até mesmo maquiagens à prova d’água, com o benefício de não agredir nem ressecar a pele. Isso é muito bom, especialmente para pessoas com a pele mais sensível, que, geralmente, sofrem com ardências ao utilizar demaquilantes comuns.

Pode servir como loção calmante pós sol

Graças às suas propriedades calmantes e suavizantes, o óleo de coco é uma excelente opção pós sol! Além de evitar o ressecamento que descasca a pele, o produto prolonga o bronzeado, além de ajudar a diminuir a ardência de queimaduras solares.

  • Compartilhe:

Você pode gostar também:

0 comentários