10 curiosidades sobre a moda!

por Unknown - 21:55


Oi meninas!!!

Existem certas coisas que não sabemos ao certo por que surgiram no mundo da moda, como por exemplo: “por que pijamas têm bolsos” ou “porque as noivas casam de branco”? Muitas delas podem ser explicadas pela história, fatos, acontecimentos e cultura do passado. Confira alguns bem interessantes:


1- Por que as noivas casam de branco?



Tudo culpa dos imperadores da França, Napoleão e Josefina.  Na cerimônia de coroação os noivos mandaram confeccionar roupas brancas para passar a ideia de pureza, honestidade, limpeza e iluminação. Branco, em latim, significa cândido, que originou a palavra candidato. As roupas brancas foram bordadas com fios de ouro. No momento da coroação, o Papa foi chamado para coroá-los e foi então que o casal confessou que não tinha se casado. Assim, oficializaram a união antes da coroação, vestidos então de branco. Antes, as pessoas se casavam com roupas de qualquer cor.


2- Como surgiram  a aliança e buquê da noiva?




O anel de casamento é usado no dedo anelar esquerdo porque, na Idade Média, acreditava-se que havia uma veia que ligava o dedo anelar ao coração. Já o buquê é segurado na posição do ventre como símbolo de fertilidade.


3- Porque pijamas têm bolsos?



A peça existe há 6 mil anos e nasceu no Egito. Os pijamas eram usados pelos faraós. Mas por que eles têm bolsos? Porque, quando os faraós morriam, eles eram mumificados e vestidos com o pijama (que significa morte diária). Do lado esquerdo do peito, era colocado um escaravelho, no mesmo local em que hoje está o bolso. O escaravelho tem o simbolismo sagrado tanto da morte quanto do renascimento.

4- Mulher de calça?


A primeira a aparecer publicamente de calças foi a atriz alemã Marlene Dietrich, nos anos 20. Até então eram poucas que ousavam utilizar calças na frente de toda sociedade.


5- De onde surgiu o nome do biquíni?



No dia 1º de julho de 1946, os Estados Unidos inauguraram os testes nucleares em tempo de paz ao lançar uma bomba atômica sobre o Atol de Bikini, no Pacífico. Os preparativos para a explosão despertaram grande interesse em toda parte. Por esse motivo, o estilista francês Louis Réard aproveitou o nome do atol para batizar sua mais recente e explosivamente ousada criação: um escassíssimo maiô de duas peças. Tão ousada que as modelos profissionais se recusaram a vestir a novidade para sua apresentação. Réard teve que recorrer a Micheline Bernardini, stripper do Cassino de Paris.


6- Sabia que a tenda virou  jeans?





Em 1847, o alemão Levi Strauss chegou aos Estados Unidos levando um tecido grosso e escuro, perfeito para fazer tendas. Logo descobriu que os garimpeiros precisavam de uma roupa resistente, capaz de encarar montanhas, lama e terra batida. Esperto, Strauss pegou seu tecido e fez uma “peça” diferente, usando como molde a calça de um marinheiro. Nascia, em 1850, o primeiro jeans. Em 1856, inaugurou sua primeira fábrica, a Levi Strauss & Co.




7-Como surgiu o salto Anabela?






O salto anabela surgiu em 1936 com Salvatore Ferragamo, durante a 2ª Guerra Mundial. Na época, os materiais eram escassos e Ferragamo se apropriou de rolhas velhas de vinho para produzir o salto. A anabela se tornou um clássico por falta de alternativa.




8- Onde estão os perfumes Chanel n°1, 2, 3, 4?


Nunca existiram os números 1,2,3,4 do aroma! O famoso perfume Chanel n°5 é o mais vendido no mundo e a razão do seu nome é que o cinco era o número da sorte de Coco Chanel, tanto que a estilista apresentou o perfume no dia 5 de maio de 1921.


9-Porque a estampa floral miudinha é chamada de “Liberty”?






Criada por Arthur Lasenby Liberty, em 1875, na Inglaterra, a estampa recebeu esse nome numa referência à Liberty of London, marca criada por Arthur.

A princípio, as flores miúdas eram estampadas em seda, algodão e cashmere de forma artesanal e comercializadas na sua loja. Desde então, a estampa é caracterizada pelas flores miúdas e repetidas, que remetem a um ar bucólico. Tornou-se um clássico da moda!




10- Brechó: como surgiu?



Como todo mundo sabe brechó é aquele lugar em que se compra e vende roupas (e outros objetos) usados. Esse nome é dado graças à um velho comerciante chamado Belchior.
O local onde esse comerciante vendia e comprava roupas usadas se chamava “Casa de Belchior“. Ele se estabeleceu no Rio de Janeiro no final do século XIX e foi o primeiro negócio desse tipo no Brasil!!






  • Compartilhe:

Você pode gostar também:

2 comentários

  1. ooi, que legal seu post, coisas que eu já mais imaginei como tinham surgido.

    Já estou te seguindo, me segue tb.

    www.jessymake.blogspot.com.br
    beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Antes do branco virar uma tradição as mulheres se casavam com o melhor vestido que sua família poderia bancar, gostei do post
    Muito obrigada pela sua visita.
    Tem Passo a Passo novo lá no blog!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir