Oi meninas tudo bem?!
A maioria das cacheadas, crespas e em transição já conhecem a umectação capilar. Se você está chegando agora ao mundo dos cachos bem tratados, conheça essa técnica que, na minha humilde opinião, é milagrosa!
O QUE É UMECTAÇÃO CAPILAR?
Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo. Tá, mas umedecer com o que? Óleos! Por isso, a umectação entra na etapa da Nutrição do Cronograma Capilar.
Mas não é só isso. A Umectação, segundo reza a lenda, é uma técnica de massagem capilar indiana que, há milênios, é passada de mãe para filha. As indianas creditam o rápido crescimento de seus cabelos a isso!
POR QUE UMECTAR O CABELO?
O cabelo cacheado é naturalmente ressecado, pois o óleo produzido pelo couro cabeludo encontra desafios para nutrir todo o cabelo.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA UMECTAÇÃO PARA O CABELO?
Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido.
ALGUNS DOS ÓLEOS QUE VOCÊ PODE USAR:
Azeite de Oliva Extra Virgem: é o queridinho de 9 entre 10 cacheadas e eu me incluo nessa! É fácil de achar, acessível e tem um efeito maravilhoso, propiciando brilho e vitalidade ao cabelo. Além disso, o azeite possui antioxidantes que são capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.
Óleo de Amêndoas Doce: é rico em vitaminas A e B, tem alto poder penetrante, hidrata e nutri o cabelo. Sem contar que é barato e fácil de achar. Eu adoro!
Óleo de Rícino (mamona): muito conhecido por seu efeito laxante, o óleo de rícino é super barato, fácil de encontrar (farmácias) e de fácil aplicação. Ele é outro queridinho entre as cacheadas, propiciando maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo. Confesso que não percebi diferenças na limpeza e no crescimento do cabelo, mas só o usei uma vez. Ah, o cheiro é bem desagradável e é mais “consistente” do que outros óleos.
Óleo de Coco: Nunca usei, mas é o primeiro óleo da minha lista de desejos. Só vejo elogios, do cheiro aos benefícios para o cabelo. Quando testar conto para vocês!
Óleo de Abacate: O óleo obtido do fruto, não o da semente, é rico em lecitina (ajuda contra queda de cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E. Nunca usei o óleo, apenas bati o fruto com creme de hidratação e o resultado é maravilhoso!
Como Fazer Umectação Capilar Corretamente?
1. Concentre o óleo na raiz do seu cabelo. Isso não significa que vai derramar literalmente o óleo e ficar toda encharcada, principalmente se já tem a raiz oleosa e o óleo é denso (como de coco). Mas passe o suficiente para fazer uma massagem.
2. Massageie com as pontinhas dos dedos (não é com as unhas) em forma circular. Faça movimentos repetitivos por 10 minutos.
3. Vá puxando o óleo para a extensão do seu cabelo.
4. Deixe agir por 2 horas.
Você pode fazer esse procedimento quantas vezes quiser. Quanto mais você massagear o seu couro cabeludo, melhor será o resultado.
P OR QUE FAZER A UMECTAÇÃO COM O CABELO SUJO?
No grupo Cabelo Cacheado (Curly Hair), surgiu a dúvida se o cabelo deveria estar limpo ou não na hora de fazer a umectação. Sempre fiz com o cabelo sujo, pois foi assim que aprendi. Dia desses estava com o cabelo com muitos resíduos e quis lavar antes. Além disso, me pareceu lógico que se na hidratação precisamos lavar o cabelo para abrir a cutícula do fio e assim fazer com que o cabelo absorva melhor a hidratação, o mesmo se aplicaria para a umectação. O cabelo ficou lindo, mas diante da afirmação de algumas meninas que o cabelo tem que estar limpo, me surgiu a dúvida. Será que tenho feito a umectação errado? Os resultados que sempre tive me mostravam que não. Comecei a pesquisar e descobri que:
Os óleos (com exceções) não penetram os fios, portanto a cutícula não precisa estar aberta para receber a umectação, como na hidratação. Os óleos selam os fios e mantem a hidratação. Sendo assim, o cabelo pode, sim, estar sujo!
RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA APLICAÇÃO DO ÓLEO NO CABELO:
* Mesmo lavando o cabelo depois, sinto que o cabelo fica pesado e sem volume. Além disso, evita a caspa e descamação do couro cabeludo. Porém, a técnica indiana frisa que o óleo deve ser aplicado no cabelo fazendo muita massagem nos fios. Não se trata apenas de banhar os fios no óleo, mas sim relaxar e curtir a massagem!
* Lavar muito bem o cabelo, principalmente a raiz. SEMPRE. Quando passamos óleo no cabelo, mesmo que misturado a cremes de hidratação, é essencial que enxaguemos o cabelo para evitar a oleosidade.
* Passe o óleo nos fios, enluve mecha por mecha, fazendo movimento de cima para baixo, repetidamente.
1 comentários
Não vejo a hora de ter meus cachos de volta pois como usava muita progressiva meu cabelo está oleoso não dá pra fazer umectação nele... Ótimas dicas flor!
ResponderExcluirBeijos
@tudodmenina
www.tudodmenina.com